Moradia RH
O conjunto arquitetónico apresenta-se como um volume de três pisos, que hierarquizam e dividem o programa social, a funcionar na sua maioria no piso 0, e privado, no piso -1 e 1, pese embora a existências de um espaço de carácter social no primeiro. No volume, sobressai a inclusão de zonas de varanda, tanto no alçado principal, como posterior, cujo objetivo assenta na intenção da exploração da continuidade do espaço interior para o exterior.
Os vãos exteriores propostos, caracterizam-se, na sua maioria, pelas suas dimensões generosas, possibilitando um grande aproveitamento solar face posição do volume no terreno. De igual forma, as aberturas propostas seguem sempre a mesma linguagem arquitetónica, proporção e materialidade, de forma a assegurar a privacidade necessária no interior da habitação, enquanto se procura assegurar a iluminação natural e ventilação necessárias a cada espaço.
No interior, a organização dos espaços resulta diretamente das intenções expressas anteriormente, com os mesmos a serem distribuídos pelos três níveis propostos. O piso 0, constituído maioritariamente pelo programa social, é organizado a partir do espaço central de entrada, que distribui para os restantes espaços, constituídos por cozinha, sala de jantar e sala de estar, conectados não só pelo interior, mas também pelo exterior através de varanda. Neste mesmo nível, surge ainda uma instalação sanitária e quarto, e escadas de acesso, tanto ao piso 1 como ao -1, elemento que assume um carácter escultórico pela presença e forma elíptica que ocupa no espaço.
No piso -1, as escadas confluem num open space constituído por uma sala de estar, com acesso ao exterior à zona da piscina. Adjacente a este elemento, organiza-se a zona de lavandaria e uma instalação sanitária de apoio. De igual forma, é integrado neste nível, uma suíte com closet e instalação sanitária integrados.
No que respeita ao piso 1, as escadas assumem-se como o catalisador na organização do programa privado, uma vez que descarregam para uma grande área de circulação e distribuição de três quartos, instalação sanitária comum e suite com closet e instalação sanitária integrados. Em ambos os topos, é garantido o acesso a varandas, permitindo que de qualquer compartimento proposto, seja possível usufruir de um espaço exterior.