Terraços do Montepio
O edifício reabilitado encontra-se situado no centro histórico da cidade de Abrantes. Como tal, toda a proposta foi elaborada visando o equilíbrio entre o respeito pela pré-existência e o desejo de promover a fixação de pessoas nesta zona.
O conjunto arquitetónico é constituído por uma loja e dois apartamentos de tipologias T2 e T3.
A loja, com acesso pela Rua do Montepio Abrantino, apresenta-se como um espaço amplo e com possibilidade de adaptação para diversas atividades. Conta com instalação sanitária e arrumos de apoio.
Os apartamentos estão conectado com ambas as ruas, através dos vãos de sacada na fachada principal, que relembram a imagem de outrora, e a tardoz com os terraços que, de tão marcantes, acabaram por nomear o edifício. No entanto, de modo a respeitar privacidade, o acesso a estes realiza-se pela Rua Infante Dom Henriques.
Ao nível da entrada pode encontrar-se a garagem que optou por não ser um espaço fechado e sim conectá-lo com o corredor de entrada. Este momento acontece graças a um gradeamento metálico que graças à sua forma e disposição, permite a visibilidade apenas para quem está já no interior do edifício.
No Piso 1 encontra-se o apartamento T2 que conta com uma zona de sala em conjunto com a cozinha, dois quartos, instalação sanitária, lavandaria e terraço.
Por forma a aproveitar toos os espaços criou-se, no espaço intermédio entre a sala e a zona dos quartos, uma zona de escritório com arrumação.
À semelhança do que acontece também no apartamento T3, tendo em conta que o programa se encontra instalado num antigo edifício do centro histórico, recorreu-se a cores claras para tentar ampliar e enaltecer todos os espaços.
No último nível da escadaria tem-se acesso ao apartamento T3 que é duplex. O Piso 0 deste tem uma disposição idêntica ao apartamento anterior, com a diferença que conta também com o acesso ao último piso. Neste encontra-se a suite que conta com acesso a dois terraços e que a privilegia na iluminação e também no desafogo de vistas.